A Viagem do Elefante

JOSÉ SARAMAGO, Companhia das Letras, 2008.

viagem_do_elefante

Em 2012 li O Ensaio Sobre a Cegueira. Depois do livro ter mexido intimamente comigo, li também O Evangelho Segundo Jesus Cristo e Biografia de José Saramago. Depois disso não li mais nada, mas comprei vários livros do autor esperando que ele falassem comigo, talvez?!

Enfim resolvi escolher o próximo e como já tinha desistido de ler Levantado do Chão logo no começo, resolvi escolher aquele que me disseram, ser o “livro mais divertido” do autor.

Pois bem. A viagem do Elefante retrata um acontecimento histórico do século XVI, quando o Rei João III de Portugal, resolve dar um Elefante de presente para o arquiduque Maximiliano da Áustria e é preciso transportá-lo até Viena.

O Elefante Salomão atravessa meia Europa  e Saramago descreve, num conto, a viagem de toda uma caravana que foi preciso para cumprir esse capricho do rei.

Desta “viagem” o trecho que mais me fez rir foi quando o tratador de Salomão, Subho, conta para alguns companheiros sobre a história de Ganexa, um deus indiano com cabeça de elefante. Mesmo Subho sendo bem detalhista sobre a história indiana, como num telefone sem fio, no dia seguinte, alguns já sabendo da “novidade”, buscam um padre para exorcizar Salomão pois haviam entendido que o tratador, acreditava que Salomão era Deus. Típico da falta de comunicação entre os homens.

Impressões

Acredito que eu esperava mais da obra devido a grande propaganda que ouvi. Mas durante a leitura foi difícil ficar presa e esperando ansiosa pelas próximas cenas.

Só mesmo entre uma citação e outra me “liguei”, mas nem o fato da obra ser baseadas em fatos reais fez com que eu me interessasse fortemente.

1531850_10201872953998408_1146170821_n

Comecei a ler em setembro e entre idas e vindas, terminei em abril.

Já sei que para o próximo Saramago devo escolher um assunto mais contestador que um animal indiano atravessando os Alpes Suíços.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s