A Viagem do Elefante

JOSÉ SARAMAGO, Companhia das Letras, 2008.

viagem_do_elefante

Em 2012 li O Ensaio Sobre a Cegueira. Depois do livro ter mexido intimamente comigo, li também O Evangelho Segundo Jesus Cristo e Biografia de José Saramago. Depois disso não li mais nada, mas comprei vários livros do autor esperando que ele falassem comigo, talvez?!

Enfim resolvi escolher o próximo e como já tinha desistido de ler Levantado do Chão logo no começo, resolvi escolher aquele que me disseram, ser o “livro mais divertido” do autor.

Pois bem. A viagem do Elefante retrata um acontecimento histórico do século XVI, quando o Rei João III de Portugal, resolve dar um Elefante de presente para o arquiduque Maximiliano da Áustria e é preciso transportá-lo até Viena.

O Elefante Salomão atravessa meia Europa  e Saramago descreve, num conto, a viagem de toda uma caravana que foi preciso para cumprir esse capricho do rei.

Desta “viagem” o trecho que mais me fez rir foi quando o tratador de Salomão, Subho, conta para alguns companheiros sobre a história de Ganexa, um deus indiano com cabeça de elefante. Mesmo Subho sendo bem detalhista sobre a história indiana, como num telefone sem fio, no dia seguinte, alguns já sabendo da “novidade”, buscam um padre para exorcizar Salomão pois haviam entendido que o tratador, acreditava que Salomão era Deus. Típico da falta de comunicação entre os homens.

Impressões

Acredito que eu esperava mais da obra devido a grande propaganda que ouvi. Mas durante a leitura foi difícil ficar presa e esperando ansiosa pelas próximas cenas.

Só mesmo entre uma citação e outra me “liguei”, mas nem o fato da obra ser baseadas em fatos reais fez com que eu me interessasse fortemente.

1531850_10201872953998408_1146170821_n

Comecei a ler em setembro e entre idas e vindas, terminei em abril.

Já sei que para o próximo Saramago devo escolher um assunto mais contestador que um animal indiano atravessando os Alpes Suíços.

Deixe um comentário

