Tudo é Fugaz…https://12mesesdeleitura.files.wordpress.com/2013/01/banco.jpg

200392937-001

“Resolvi pesquisar e investigar com sabedoria tudo o que acontece debaixo do céu. Essa é uma tarefa penosa que Deus entregou aos homens para com ela ficarem ocupados.

Então examinei as coisas que se fazem debaixo do sol, e cheguei à conclusão de que tudo é fugaz, uma corrida atrás do vento: o que é torto é torto, não se pode endireitar; e oq ue alta não se consegue contar.

(…)

Decidi então conhecer a sabedoria e a ciência, assim como a tolice e a loucura. E compreendi que também isso é correr atrás do vento, porque, onde há sabedoria, há também muita tristeza, e onde há mais conhecimento, há também mais sofrimento.

Então pensei, “Vamos! Vou fazer você experimentar a alegria e conhecer o prazer!” mas concluí que também isso é fugaz. Então decidi entregar-me à bebida, nessa minha busca de sabedoria, e entregar-me à insensatez, para descobrir o que convém ao homem fazer debaixo do céu, no curto tempo da vida.

(…) Depois examinei a sabedoria, a tolice e a insensatez, pensando: “O que fará o rei que virá depois de mim?” Fará o que já foi feito. Então percebi que a vantagem da sabedoria sobre a insensatez é a vantagem da luz sobre as trevas. O sábio tem os olhos abertos, e o insensato caminha na escuridão. Mas logo notei que ambos tem o mesmo destino.

(…)

O homem não conhece nem sequer o amor e o ódio, embora isso tudo se desenvolva diante dele. (…) Todos tem o mesmo destino, tanto o justo como o injusto, o bom e o mau, o puro e o imputo, quem sacrifica e quem não sacrifica.

(…)

Portanto vá, coma o seu pão com alegria e beba o seu vinho com satisfação, goze a vida com a esposa que você ama, durante os dias da vida fugaz que Deus lhe concede debaixo do sol. Essa é a porção que lhe cabe na vida e no trabalho, com que você se afadiga de baixo do sol. Tudo o que você puder fazer, faça-o enquanto tem forças, porque no mundo dos mortos onde você vai, não existe ação, nem pensamento, nem ciência, nem sabedoria. “

 Trechos do livro de Eclesiastes – escrito por Salomão, Rei de Jerusalém. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s